O Primeiro Passo para Vender Mais pela Internet

O Primeiro Passo para Vender Mais pela Internet
28/03/2016 Raphael Campos

Como Vender Mais Pela InternetAntes de começar a pensar em vender pela internet, é importante ressaltar a importância de algo que vem antes de tudo.

Vamos ilustrar isso com uma simples parábola: Você é dono de uma grande fábrica. Suas máquinas estão tinindo. Empregados foram contratados. Metas já estão estipuladas. A matéria prima está chegando. Resumindo, sua fábrica está pronta para decolar. Mas acontece que no dia que a produção vai começar, não há energia elétrica. O que acontece? Nada. Nada pode ser feito. Estava tudo pronto, mas sem energia, tudo fica parado.

Bom, antes de você começar a pensar em vender pela internet, você não pode ignorar a importância de uma lista de emails.

A verdade é que o e-mail continua sendo uma das melhores formas de conversar e conectar a sua marca com um possível cliente, ou até mesmo manter próximo consumidores do seu produto ou serviço. Então o primeiro passo a tomar antes de tudo, é começar a dar atenção a sua lista de emails. 

Recomendamos a leitura de nosso ebook Venda Mais com o Email Marketing.

Por que uma lista é tão importante?

Para muitos tipos de negócios, a venda do produto ou serviço raramente acontece no primeiro contato do cliente com a empresa. Ou seja, existem etapas que vem antes da compra. Em alguns casos, acontece que o usuário entre no seu site já sabendo o que quer e compra algo de imediato (mais comum no e-commerce). Mas imagine que esse cliente em potencial nem saiba do seu produto/ serviço ou nem saiba que ele precisa de seu produto/ serviço. O que fazer? Em suma, é necessário educar esses leads e se relacionar com eles e conquistar uma posição de referência na mente deles. Dessa forma, você está encaminhando eles para a etapa final desejada (a venda) de uma forma mais natural.

Por que o email marketing ainda funciona tão bem?

O email marketing, diferente do que você possa pensar, é a ferramenta que mais traz resultados hoje no mundo virtual. Ele funciona muito bem por várias razões, mas principalmente porque  ele é direto, exclusivo e íntimo.

  1. Direto porque ele atinge o alvo que você deseja, de forma certeira.
  2. Exclusivo porque o leitor não tem outras distrações competindo por sua atenção.
  3. E íntimo porque o email é a sua caixa pessoal, que só você tem acesso. E mais, a pessoa que o lê, como você, se sente parte de um grupo seleto ao receber seu email.

Que resultados o email marketing pode gerar?

Um estudo recente da McKinsey & Co., uma autoridade em marketing, revelou que o e-mail marketing pode ser até 40 vezes mais eficaz que plataformas sociais, como o Twitter e o Facebook, além de acelerar o processo de compra em até 3 vezes. Junte a isso o fato de 91% das pessoas checarem os seus emails diariamente, contra 57% do Facebook e 30% de outras redes sociais (Channel Preferences Survey).

Por isso enfatizamos: sua empresa deve estar engajada a captar emails de clientes atuais e clientes em potenciais (leads).

Por fim, para você refletir:

  • Qual a última vez que você obteve um email de um lead e adicionou-o a sua lista? 
  • Você está engajado na captação de emails de clientes e/ou possíveis clientes? 
  • Como está sua lista de emails? Está crescendo?
Creative Director da Agência Kardia, idealizador do Projeto Musiquês, Raphael é casado (e apaixonadíssimo por sua esposa), é pai de 2 e ama café (aquele barato, passadinho mesmo).