3 Razões Porque sua Empresa não
usa Email Marketing

3 Razões Porque sua Empresa não usa Email Marketing
22/09/2015 Raphael Campos

emailSe você abriu esse artigo, é porque você (ou sua empresa) ainda não usa a ferramenta de email marketing para o seu negócio. Saiba que você está perdendo grandes oportunidades. Oportunidades de vendas, de networking, de divulgação. Oportunidades são preciosas.

Porque você ainda não usa a ferramenta de email na sua empresa ou no seu negócio.

Razão nº 1 – Você nunca leu as estatísticas.

    • Essa pesquisa recente revela que o email é o canal preferido dos usuários quando se trata de marketing.

Na pesquisa, o usuário foi solicitado a preencher um formulário respondendo qual o meio/canal que o mesmo autoriza as empresas quaisquer a entrarem em contato com ele.  A grande maioria, dos usuários, de diferentes faixas etárias, listaram o EMAIL em 1º lugar, obtendo uma taxa de aceitação de 77%. Impressionante.

Pesquisa
Fonte: http://www.postadvertising.com/wp-content/uploads/2012/04/ExactTarget-Study-77.png

  • Existem mais de 3.5 Bilhões de contas de emails criadas. (São 3x mais contas de email do que todas as contas do facebook + twitter somadas!).
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.

Razão nº 2 – Você ainda não se deu conta que está trabalhando para o Facebook e/ou Google.

Sabe quando você planta cenoura na horta dos outros? Então. Você não está desenvolvendo/ divulgando o seu negócio através do seu email mas sim na plataforma de alguém. Então na verdade esse “alguém” é o dono do jogo. Quando o Google ou o Facebook, os donos do jogo neste caso, quiserem criar uma nova regra, uma nova diretriz, uma nova tendência, eles não vão pedir sua opinião. Qual a saída? Trabalhar para você mesmo e não para os outros. A melhor forma de se fazer isso é através do seu maior ativo: sua lista de emails. Essa estratégia é advinda do Marketing de Conteúdo. Para entender mais, baixe nosso eBook grátis “PASSO A PASSO DO MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES”

Razão nº 3 –  Você desconhece a utilidade de uma lista de emails.

Seu email é o seu principal meio de divulgação. É o canal principal através do qual você promove sua empresa. É através dele que você pode (e deve):

Promover seus artigos do blog ou atualizações do site;
Interagir com seus leitores de forma geral;
Solicitar feedbacks e depoimentos sobre sua empresa;
Obter mais receitas na venda de seus produtos/ serviços.

*Bônus

Se você leu até aqui, você deve ter várias dúvidas. Ou talvez essas dúvidas virão quando você for por a sua estratégia em prática. Vamos abordar alguns pontos essenciais então.

a) De que forma disparar emails?
Antigamente, o anunciante (vendedor), escrevia um email gigante e pedia para o leitor comprar seu produto lá no final do email. Bom, isso mudou.

Hoje, entenda que esse email (antes “vertical”) agora deve ser horizontal, ou seja, não se trata de um email somente ou você vai perder a venda ou perder o cliente. Se trata de uma série de emails, sucessivos, que juntos, formam algo muito maior.

Por exemplo: se sua empresa fornece colchões, num primeiro email, você pode tratar de um artigo científico, informando seu leitor sobre os mitos do colchão magnético. No segundo email, você trataria dos benefícios do colchão.

Num terceiro email, você falaria sobre os cuidados que se deve ter (como lavar o colchão, quando e como rotacionar o colchão, como proporcionar maior durabilidade etc). Num último email (nº 4), você pode inserir alguma promoção, propondo alguma proposta de venda.

Entendeu a diferença? Você não escreve “compre meu colchão agora” em um email longo e chato. Essa é uma estratégia do Marketing de Conteúdo. Para entender mais, sugerimos a leitura “Razões Porque Você Precisa de Marketing de Conteúdo.”

Você desenvolve uma estratégia (isso deve ser planejado antes mesmo de se escrever o email nº 1), e aborda o cliente de uma forma muito menos invasiva, gerando primeiramente relacionamento e confiança para depois, poder se pensar em querer vender algo.

b) Com que ferramentas devo disparar emails?

Para não dizer que não avisei, vou escrever aqui: nunca se faz esses disparos de sua conta do hotmail, ou do gmail ou de qualquer email pessoal!
As vezes é bom falar isso, pois já vi cliente utilizando seu email pessoal (josé_profissional@gmail.com) para fazer negócios. Isso não gera uma credibilidade. Além disso, você não consegue disparar um email para uma grande lista usando seu email pessoal.

Você precisa de uma ferramenta.
Hoje existem uma penca de ferramentas disponíveis. Vou citar a minha favorita: MailChimp.

MailChimp

A MailChimp é uma daquelas ferramentas que se usa uma vez e se apaixona. Alguns motivos para tal:

– Absurdamente intuitiva;
– Linda. Clean. Charmosa;
– Gratuita para até uma lista de 2.000 contatos;
– Ótima taxa de aceitação.
Há também outras empresas como a GetResponse e também existem soluções mais completas, como o LeadLovers.

c) Como escrever o email?

A “ciência” de se escrever emails conta com uma série de especialistas no assunto que discursam extensivamente sobre o tema.

Inclusive, já é comum hoje as empresas contratarem (ou terceirizarem) um copywriter para fazer isso. Esse profissional é responsável por escrever emails. Ele pode escrever textos para outras mídias também mas geralmente a sua principal preocupação é com os emails.

Posso citar para você brevemente o que não se fazer:

  • Não compre lista de emails. Além de ser anti-ético, a taxa de entrega vai ser provavelmente absurdamente baixa. (Isso sem contar com a quantidade de emails inexistentes, com erro de digitação, contas que não existem mais, etc).
  • Escrever títulos títulos que não despertam interesse.
  • Utilizar uma linguagem ou informal demais excessivamente formal.
  • Usar aquele “tom de vendas” em todos os emails. Isso espanta as pessoas. Todo mundo detesta aquele sentimento de “Essa cara está querendo me vender algo.”

O que se deve fazer:

  • Seja cordial, sincero e transparente;
  • Escreva sobre algo útil, específico e relevante;
  • Assine com seu nome;
  • Sempre ofereça a possibilidade de descadastramento de sua lista.

Conclusão

Sua empresa precisa se utilizar dos benefícios do email. O email é uma ferramenta com alto índice de conversão (vendas), tem um custo baixíssimo, é universal e ainda não saiu de moda.

Creative Director da Agência Kardia, idealizador do Projeto Musiquês, Raphael é casado (e apaixonadíssimo por sua esposa), é pai de 2 e ama café (aquele barato, passadinho mesmo).

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