3 Razões Porque Você Precisa
de Marketing Digital

3 Razões Porque Você Precisa de Marketing de Conteúdo
22/08/2015 Raphael Campos

razoes-para-marketing-digital-thumbnailSoem os alarmes. O declínio do marketing tradicional já é uma realidade.
Pesquisas constatam uma mudança comportamental drástica do consumidor.
Você sabia que o marketing digital é aprox. 61% mais barato que a forma tradicional de marketing?

Para atender esse novo consumidor, é necessário uma nova abordagem.
A forma tradicional (Outbound) precisa ser aperfeiçoada por uma nova (Inbound marketing). Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Vamos ver as 3 razões porque você precisa de Marketing de Conteúdo:

 

Razão nº1 – Tendência

O Marketing de conteúdo,  derivado do marketing digital, está em alta porque os clientes são tratados de forma mais pessoal e há um relacionamento a ser cultivado. Você conquista seu cliente ao invés de simplesmente comprá-lo. Além disso, podemos citar algumas vantagens, por ex.: o marketing digital é atemporal (24hr na rede), mensurável, pode ser segmentado de forma mais assertiva e é menos custoso.

Abaixo, você pode conferir um comparativo entre as 2 formas de marketing:

Outbound marketing vs. inbound

Quadro mostrando as grandes diferenças entre o OUTBOUND MARKETING (esquerda) e o INBOUND MARKETING (direita).


O que é Outbound marketing?

Essa é a forma tradicional de se fazer marketing, baseada nos departamentos de marketing e vendas.
A empresa tem um alto custo com a publicidade e tem um retorno difícil de ser mensurado.

O que é Inbound marketing?

Em português, o marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando confiança/ valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas. Recomendamos a leitura do MARKETING DIGITAL: PASSO A PASSO PARA INICIANTES

 

Razão nº 2 – Criação de conteúdo para quem realmente interessa: seu cliente

O grande trunfo do marketing de “conteúdo” é a criação de valor. As empresas hoje estão se relacionando com sua audiência de forma mais pessoal, se interessando em solucionar os seus problemas e necessidades. Um exemplo vivo disso é que se você está lendo esse post, é porque você tem interesse pelo assunto e/ou precisa suprir alguma necessidade sua ou de sua empresa.

Por exemplo: se você tem uma imobiliária, o indicado é criar conteúdo para seu público.

Ao invés de bombardear seus clientes com anúncios focados nas vendas, sua empresa pode fornecer conteúdo (informação) que o interesse, como:

  • Quando comprar seu imóvel?
  • O melhor bairro para se ter uma casa
  • A previsão de valores para os próximos anos

As possibilidades são inúmeras.
Quando você fornece essas informações a sua audiência, você se torna valioso para ele, uma vez que você o ajuda com suas necessidades. No final das contas, isso “aproxima” as vendas.
OBS: Você faz essa divulgação via email. Sugiro que você baixe nosso eBook gratuito  Venda Mais com o Email Marketing.


Razão nº 3 – Quem tem autoridade é mais procurado

Essa terceira razão é um resultado da razão nº 2.

A medida que você cria conteúdo relevante para sua audiência, você é visto como uma autoridade no seu ramo. Ainda no exemplo da imobiliária, quando seu cliente tiver uma dúvida a respeito desse assunto, é bem provável que ele procure “alguém” que saiba do assunto.
Neste caso, esse alguém é sua empresa.

A autoridade é conquistada com o tempo, uma vez que seu público precisa primeiro ganhar confiança na sua empresa.

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Creative Director da Agência Kardia, idealizador do Projeto Musiquês, Raphael é casado (e apaixonadíssimo por sua esposa), é pai de 2 e ama café (aquele barato, passadinho mesmo).

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